
Como identificar dor de ouvido em cachorro e como ajudá-lo?
Existem vários motivos para a dor de ouvido em cachorros. Uma das principais causas do problema é a otite canina, que leva muitos pets todos os dias aos consultórios.
Essa condição é associada a inflamações no canal auditivo externo, e pode causar desconforto, dor e até surdez caso o tratamento não seja administrado a tempo ou corretamente.
A seguir, descubra tudo o que você deve saber sobre ela e como ajudar seu melhor amigo a recuperar a saúde sem dores, para uma vida melhor!
Principais causas da dor de ouvido em cachorros
A infecção gerada por fungos e bactérias costuma ser a principal causa para a otite em cachorros, mas também existem outras possibilidades:
- picadas de parasitas, especialmente pulgas e carrapatos;
- entrada de água no ouvido;
- entrada de objetos estranhos;
- sujeira;
- excesso de cera;
- sarna;
- alergias;
- imunidade baixa.
Para saber a causa real da dor de ouvido em cachorros, um médico veterinário de confiança deve ser consultado. A precisão do diagnóstico é fundamental para iniciar o tratamento na hora certa e ter sucesso nos resultados.
Qual é a diferença entre otite externa, média e interna?
Os tipos de otite estão ligados à posição anatômica, ou seja, à região do ouvido acometida pela infecção. Veja a diferença entre eles.
- Otite externa: surge no tecido que reveste o conduto auditivo, na região do cone, e se estende da parte externa até o tímpano. É o tipo mais comum e simples de tratar, já que sua gravidade é mínima;
- Otite média: afeta além da região do tímpano e pode chegar até áreas importantes do ouvido, incluindo a tuba auditiva, o nervo timpânico, a cavidade timpânica e alguns ossos, como bigorna, estribo e martelo;
- Otite interna: a mais grave de todas, essa doença impacta o ouvido de maneira mais profunda, na cóclea, no vestíbulo e nos canais semicirculares que formam o labirinto.
Se não for tratada a tempo, pode acarretar problemas no sistema nervoso central por meio da meningite, que acomete as membranas ao redor do cérebro e da medula, ou da osteomielite, uma infecção que se espalha pelos ossos.
Raças de cachorro com mais tendência a desenvolver o problema
Qualquer cachorro pode sofrer com a otite, mas algumas raças são mais propensas a sentir dor de ouvido devido ao formato longo e caído de suas orelhas ou pelo acúmulo de pelos na região.
Ao mesmo tempo que dificultam a ventilação, essas características são favoráveis à reprodução de microrganismos que provocam a otite.
As raças de cachorro que têm mais chances de sentir dor de ouvido são:
- Basset Hound;
- Beagle;
- Cocker Spaniel;
- Cocker Americano;
- Golden Retriever.
Se seu pet é de alguma dessas raças, é sempre bom se atentar aos sintomas mais comuns e buscar ajuda sempre que notar alguma inconsistência no comportamento do bichinho.
Sintomas de dor de ouvido em cachorro: como identificar
Os tutores devem observar caso apareçam alguns indicativos de otite canina. Os principais sinais são:
- coceira intensa;
- chacoalhar e inclinar a cabeça com frequência;
- vermelhidão;
- inchaço;
- escurecimento dos ouvidos;
- mau cheiro na região das orelhas;
- maior produção de cera;
- surgimento de crostas;
- secreção amarela ou marrom.
Caso note esses sintomas, procure um veterinário confiável para diagnosticar o cão e iniciar o tratamento correto. Assim é possível evitar complicações e promover a saúde e o bem-estar geral do pet.
Como prevenir a dor de ouvido?
Prevenir a dor de ouvido em cachorros é a melhor maneira para mantê-los sempre confortáveis e saudáveis. Diante disso, alguns hábitos simples ajudam a evitar a otite:
- limpar as orelhas regularmente, como uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo das recomendações médicas;
- tomar cuidado para não deixar entrar água no canal auditivo;
- manter a região das orelhas tosadas para que haja a ventilação necessária;
- controlar o aparecimento de pulgas e carrapatos;
- levar o cão ao veterinário para consultas de rotina, pelo menos uma vez por ano.
Como tratar a otite canina?
Alguns métodos de tratamento trabalham em conjunto para tratar a otite canina eficientemente e o mais rápido possível.
Limpeza da região
Manter os ouvidos limpos é uma das principais formas de eliminar qualquer desconforto do animal, já que o acúmulo de sujeira, cera e secreções podem piorar a condição.
A limpeza deve ser feita com um pouco de algodão e produtos adequados para a saúde auricular canina.
Como a área já está sensível, é preciso limpar delicadamente, tomando cuidado para não piorar a dor.
Levar ao veterinário
Ao menor sinal de dor de ouvido, o tutor deve levar o cão ao médico veterinário, que identifica as causas da inflamação e realiza os procedimentos cabíveis.
Esse é um passo indispensável para tratar a doença de maneira apropriada, incluindo usar medicamentos e, em alguns casos, coletar a secreção auricular para verificar se há presença de fungos ou bactérias.
Utilizar medicamentos indicados
O uso dos medicamentos indicados pelo veterinário é a melhor maneira de combater a inflamação. Normalmente, trata-se de soluções líquidas que devem ser administradas na via auricular, isto é, pingando algumas gotas dentro do ouvido.
O mesmo vale para produtos destinados à higiene dos ouvidos, como é o caso do Auvi, o agente de limpeza para cães e gatos da Petvi.
Como o Auvi auxilia?
O Auvi conta com ingredientes que deixam as orelhas dos pets sempre limpas e saudáveis.
A combinação de glicerina e extrato de babosa ajuda a amolecer a cera, facilitando a sua remoção, enquanto também atua na hidratação e no tratamento da pele sensível.
Já os ácidos salicílicos, provenientes da casca de salgueiro, ajudam a eliminar o excesso de cera e as células mortas.
Por fim, o ácido lático tem propriedades anti-sépticas que contribuem para o combate a bactérias que podem causar inflamações e infecções.
Não espere para cuidar da saúde auditiva do seu melhor amigo, garanta o seu agora!