
Dar remédio ao cachorro pode ser desafiador, mas existem alguns métodos que facilitam esse momento.
Medicar um cachorro pode ser uma tarefa bastante complicada. Muitos remédios não podem ser mastigados ou não têm gosto agradável, o que torna o animal resistente para engoli-lo.
Na dúvida sobre como dar comprimido para cachorro, a melhor maneira é acostumar o cão ao manejo da medicação, incluindo a manipulação de sua boca e mandíbula.
A seguir, confira um passo a passo completo e outras soluções que facilitarão a sua vida e a do seu pet!
Passo a passo de como dar comprimido para cachorro
Existem várias formas de dar comprimido ao seu cachorro, mas os passos a seguir são os mais eficazes e praticados pelos tutores.
Abra a boca do cachorro
Pressione as bochechas do animal dos dois lados, logo atrás dos dentes caninos. Com firmeza, mas ainda com cuidado, pressione o maxilar inferior com o polegar, puxando-o para baixo para aumentar a abertura.
Se seu cachorro for muito agitado ou de grande porte, você pode precisar de ajuda de outra pessoa para segurar as patas traseiras e mantê-lo na posição.
Introduza o comprimido
Coloque o comprimido sobre a língua, ao centro. Preste atenção para não posicionar o remédio nos cantos da boca ou muito na frente, já que o cachorro pode cuspi-lo.
Você também pode pedir ajuda para alguém — uma pessoa mantém a boca do pet aberta e a outra introduz o comprimido.
Feche a boca do cachorro
Quando o remédio estiver em uma posição favorável, mantenha a boca do animal fechada por alguns segundos e massageie seu pescoço suavemente para estimular a deglutição.
Ofereça uma recompensa
Recompense o cachorro com um petisco ou água. Isso ensina que há sempre um agrado após o remédio, tornando a ingestão familiar e mais fácil, e ainda pode ajudá-lo a engolir o comprimido mais facilmente.
Dicas do que fazer e o que não fazer na hora de dar remédio para o seu cão
Os tutores devem evitar algumas ações na hora do remédio. Muitos se perguntam se podem amassar o comprimido para dar ao cachorro, uma solução que se mostra eficaz, mas que depende das indicações do fabricante e do veterinário.
Outras dicas também podem ser muito úteis:
- tenha paciência: seu cachorro pode não estar acostumado à medicação, então a constância é o segredo;
- faça de forma rápida: prolongar esse momento pode deixar o pet mais apreensivo e estressado, então evite isso;
- use movimentos firmes: segure suavemente e sem violência o focinho do cão, para posicionar corretamente o remédio e facilitar a deglutição;
- acostume o pet a ter a boca manuseada: crie este hábito no seu cão, como ao fazer carinho enquanto ele come ou tocando suavemente o focinho, para criar uma associação positiva ;
- cuidado com engasgos e mordidas: ofereça o comprimido de forma segura, sem forçá-lo na garganta;
- faça carinho antes de administrar o remédio: acaricie e converse com seu cão, para que ele entenda que não há ameaças;
- divida o comprimido em partes menores: isso pode facilitar a aceitação ou até tornar o gosto imperceptível;
- utilize um aplicador de comprimidos: eles facilitam a administração e tornam o momento ágil e mais simples ao colocar o medicamento mais próximo à garganta;
- peça ajuda a um veterinário de confiança: nada como contar com ajuda profissional para ter informações sobre administração ou até sugerir outras formas, como medicamento líquido ou em pasta;
- ofereça na ração ou em petiscos: um exemplo é o PetPills, uma massinha maleável e palatável, assim oferecer o remédio fica mais natural para o tutor e prazeroso para o cão.
O que fazer quando o cachorro não quer tomar o comprimido? O PetPills é a melhor opção
O PetPills chegou para facilitar a sua vida quando precisar dar comprimidos ao seu melhor amigo!
Composto por ingredientes naturais e de alta qualidade, esse petisco foi desenvolvido pela Petvi em forma de massinha, que pode ser envolvido e moldado ao redor do remédio.
O aroma de bacon e o óleo de coco disfarçam o gosto e o cheiro dos medicamentos, fazendo com que os cães aceitem a medicação com pouca ou nenhuma resistência.
Experimente agora o PetPills e veja como é fácil oferecer medicamentos para cuidar da saúde do seu pet!